Essa é uma das grandes “pegadinhas” da economia, pois o Federal Reserve (FED) dos EUA, diferente dos Bancos Centrais, é um órgão apartado do governo, e mesmo assim tem o poder de criar moeda.
Calma, vamos explicar mais adiante de forma mais clara essas diferenças. Primeiro precisamos entender qual a função de um Banco Central, Tesouro Nacional, e a tal “Taxa Básica de Juros”.
Você pode até achar o assunto tedioso ou irrelevante na sua vida, mas infelizmente são esses órgãos que determinam os rumos de curto prazo da economia.
Afinal, como o FED e os Bancos Centrais atuam? Qual a diferença básica para o Banco Central? Como isto impacta no Bitcoin?
Vamos entender como chegamos até aqui para tirarmos uma conclusão mais acertada acerca da economia. A BitcoinTrade, mais uma vez, busca trazer conteúdo de qualidade, que tenha um impacto real na sua tomada de decisão de investimento. Siga a leitura conosco!
Bancos Centrais
Usualmente trata-se de um órgão do Estado cuja função principal é garantir o bom funcionamento da economia. Para isto, contam com três instrumentos básicos:
- Taxa Básica de Juros – No Brasil, denominada Selic, é a remuneração paga por depósitos realizados pelos bancos em uma conta no Banco Central. Lembrando que parte desse depósito é obrigatório, denominado Compulsório, referente a um percentual de depósitos nos bancos.
- Regime Cambial – São diferentes formas de administrar o câmbio: a) “Câmbio Fixo”, por exemplo, atrelado 1:1 com o Dólar; b) “Banda Cambial”, estabelecendo uma cotação mínima e máxima para negociações diárias; c) “Câmbio Flutuante”, deixando o livre mercado determinar seu valor, embora possa realizar intervenções pontuais.
- Metas Fiscais – Trata-se do gerenciamento das contas públicas, ou planejamento orçamentário. Isto inclui arrecadação de impostos, administração da dívida pública, despesas em saúde, educação, previdência, além de todos os serviços necessários para manter a máquina pública em funcionamento.
O Banco Central atua efetivamente como um “banco” do governo, por exemplo, responsável pelo armazenamento e gestão das reservas internacionais. Ao mesmo tempo, a emissão moeda circulante é de sua responsabilidade.
Por último, O Banco Central atua como regulador, fiscalizador e garantidor do Sistema Financeiro Nacional. Evitar falências que possam ter grande impacto, realizar empréstimos emergenciais e administrar as exigências de capital dos bancos estão entre suas funções básicas.
Tesouro Nacional
É a Secretaria do Governo Federal responsável por administrar, contabilizar e auditar o caixa dos cofres públicos. A maior fonte de receita são impostos, pagos por pessoas físicas e jurídicas, mas também entram nesta conta o pagamento de dívida por parte dos Estados e municípios.
Embora em alguns países seja possível a emissão e distribuição de Títulos da dívida diretamente por Estados e municípios, atualmente no Brasil esta função foi designada exclusivamente ao Tesouro, através de Títulos da Dívida Pública.
O Tesouro Direto, por exemplo, disponibiliza a negociação inúmeros Títulos da Dívida Pública, sejam eles prefixados ou pós-fixados, atrelados à Selic ou à algum indicador de inflação.
Este endividamento pode ser realizado de forma interna, emitindo Títulos em moeda local, ou externa, levantando recursos em outras moedas.
COPOM
Comitê de Política Monetária (COPOM) é um órgão recente no Brasil, criado em junho de 1996. Seu objetivo é dar um pouco mais de independência para o cumprimento das diretrizes de política monetária.
Participam deste comitê o Presidente do Banco Central do Brasil, além de membros de sua Diretoria Colegiada e alguns chefes de departamento do Banco Central.
As metas de inflação são definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que regula os mercados de capitais e supervisiona as reservas estrangeiras. Este Conselho é composto pelo Ministro da Economia, o Secretário Especial de Fazenda, além do Presidente do Banco Central.
Cabe ao COPOM a definição da Taxa Básica de Juros, a Selic, de forma a seguir as metas de inflação definidas pelo CMN. Esta decisão da Selic é realizada através de reuniões periódicas, embora eventualmente possam intervir de forma emergencial em ocasiões específicas.
Diferenças do Federal Reserve
Acredite se quiser: as decisões do FED não precisam passar pelo Congresso ou Senado. No entanto, é necessário dar satisfação e continuar mostrando um serviço benéfico a fim de manter o poder garantido pela Constituição.
O Presidente e Vice-Presidente do Conselho do FED são escolhidos pelo Presidente dos EUA, e devem ser sabatinados pelo Congresso. Apesar de ser uma entidade privada, o lucro do FED vai para o governo.
Ao contrário do Banco Central do Brasil, o FED é composto por 12 entidades regionais, além de incluir representantes de bancos privados dos EUA.
Outra diferença fundamental é que o FOMC nos EUA é o responsável pela compra e venda de Títulos Públicos, enquanto no Brasil esta tarefa fica a cargo do Tesouro Nacional.
Estímulos Econômicos
Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns instrumentos à disposição do governo para aumentar a oferta de crédito e liquidez no mercado, dentre os quais destacamos:
- Recompra de Títulos Públicos, colocando mais dinheiro em circulação;
- Redução do Compulsório, o depósito exigido dos bancos, abrindo espaço para mais crédito;
- Corte na Taxa Básica de Juros, reduzindo custo de captação para empresas;
- Elevar gastos, mesmo que aumentando endividamento;
- Desvalorização cambial, visando aumentar exportações;
- Redução de impostos;
- Empréstimos e programas de crédito subsidiados;
Bitcoin neste cenário
21 milhões de Bitcoins, limite este que nunca será ultrapassado. Blocos minerados a cada dez minutos com redução na premiação – halving – a cada 4 anos, além do ajuste de dificuldade a cada 1.440 blocos para assegurar esta intervalo médio. Esta é a “política monetária” do Bitcoin criada por Satoshi Nakamoto e reforçada pelo consenso, sua rede de usuários.
Quando comparamos esta regra relativamente simples com a flexibilidade e possibilidade de emissão infinita das moedas tradicionais, passamos finalmente a entender por que o Bitcoin se beneficia deste cenário caótico de intervenções trilionárias.
Ainda tem dúvidas sobre quantos Bitcoins existem? Aproveite também para ler este outro artigo, no qual falamos sobre como funciona a mineração de Bitcoin.
Sugestão: Cadastre-se na BitcoinTrade, faça sua primeira compra e comece a acompanhar mais de perto o mercado de criptomoedas
O post Afinal, o que é o Federal Reserve dos EUA? apareceu primeiro em Blog da Bitcoin Trade.