sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Bitcoin Pizza Day: a pizza mais cara do mundo

Caixa de pizza

Você pagaria 10 mil Bitcoins por duas pizzas? Hoje provavelmente não, mas há 10 anos, quando o preço da criptomoeda era totalmente diferente, um entusiasta chamado Laszlo Hanyecz pagou. 

Você que não conhece a história deve estar se perguntando: o que uma pizza tem a ver com o Bitcoin?

A relação do Bitcoin com a pizza começou em 18 de maio de 2010, quando o programador Laszlo Hanyecz postou em um fórum de discussão sobre Bitcoin, conhecido como Bitcointalk.org, um pedido para comprar duas pizzas.

Laszlo disse que pagaria 10 mil Bitcoins por elas, só que naquela época, as duas pizzas custavam cerca de US$41,00.

Se fosse hoje, levando em consideração a cotação atual do Bitcoin no momento da escrita deste artigo, Laszlo estaria pagando uma verdadeira fortuna pelas pizzas, aproximadamente R$625 milhões.

Vou pagar 10.000 bitcoins por duas pizzas…talvez duas grandes, para que eu tenha um pouco sobrando para o dia seguinte. Eu gosto de ter pizza sobrando para comer depois. Você mesmo pode fazer a pizza e trazê-la para minha casa, ou encomendá-la para mim em um local de entrega, mas o que eu pretendo é comprar comida em troca de bitcoins assim eu não tenho que pedir ou preparar sozinho, é como pedir um ‘prato de café da manhã’ em um hotel ou algo assim, eles apenas trazem algo para você comer e você fica feliz!

Eu gosto de coisas como cebola, pimenta, linguiça, cogumelo, tomate, pepperoni, etc…apenas coisas normais, sem coisas estranhas tipo peixe ou algo assim. Também gosto de pizzas comuns de queijo, que podem ser mais baratas de preparar ou comprar.

Se você estiver interessado, deixe-me saber e nós podemos fechar um acordo.

Obrigado,
Laszlo

Postagem de Laszlo Hanyecz no fórum Bitcointalk.org em 18/05/2010

A publicação do programador gerou vários comentários, porém somente após quatro dias um outro entusiasta do Bitcoin aceitou a proposta.

Morador da Califórnia, o felizardo fez o pedido em uma pizzaria e mandou entregar a comida no apartamento do programador. 

Um dia antes do recebimento das pizzas, Laszlo postou novamente no fórum: 

Então ninguém quer comprar uma pizza para mim? A quantidade de Bitcoin que estou oferecendo é muito baixa?

Algumas horas depois o programador reforçou o seu interesse:

 Só acho que seria interessante se eu pudesse dizer que paguei  por uma pizza com bitcoins.

No dia 22 de maio, a iniciativa de Laszlo, para ver se ele conseguiría comprar uma pizza utilizando a criptomoeda, deu certo. O programador informou:

Gostaria de reportar que consegui fazer um trade de 10.000 bitcoins por pizza, obrigado!

A partir deste momento, essa data passou a ser chamada de Pizza Day, o dia em que houve a primeira troca direta de criptomoedas por um produto.

A história ficou famosa no mundo inteiro, e virou costume na comunidade de criptomoedas comemorar esse dia.

O post original feito por Laszlo ainda permanece online. Clique aqui para acessar a publicação na íntegra. 

O post Bitcoin Pizza Day: a pizza mais cara do mundo apareceu primeiro em Blog da BitcoinTrade.